sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GLOSSÁRIO DA MODA!



ABA:
Borda do chapéu, ou parte pendente das roupas.

ABOTOADURA:
Espécie de pregador que prende o punho das camisas. Normalmente, uma das extremidades tem um pingente arredondado, oval ou retangular, enquanto a outra tem uma trava articulada.

ABRIGO:
Conjunto de calças e blusa de mangas compridas, normalmente feito de moleton ou naillon. Também é conhecido como training jogging e moletom. A pesar de ter sido criado para práticas desportivas, o abrigo foi adotado como um tipo de roupa casual.

AGASALHO:

Refere-se a um blusão, casaco ou alguma outra peça que proteja do frio.

ALFAIATARIA:
Oficío do alfaiate, profissional especializado na confeção de calças, coletes, paletós e ternos sob medida, O terno também é usado para caracterizar os modelos de roupa que normalmente são feitos por esse tipo de profissional.
EX: calça de alfaiataria.

ALTA COSTURA:
Na prática, o termo costuma ser útilizado para caracterizar  roupas femininas sofisticadas e originais. Se seguindo à risca, é uma expressão que é protegida juridicamente pela câmara Sindical de alta costura francesa, e foi criada para determinar o tipo de roupa feita por empresas parisienses que cumprem uma série de pré- requesitos relacionados ao tipo de empresa e de fabricação dos produtos.

ANKLE BOOT:
Botas de cano bem curto ou sem cano. Em tradução livre do inglês , o termo significa " bota de tornozelo".

ANORAK:
Casaco com capuz, que normalmente tem uma abertura com fecho ( ziper) na parte da frente, bolsos útilitários e ajuste na cintura ou nos quadris.

ARRASTÃO:
Meia calça que parece uma rede de pesca feita em malha e com ligamentos bem abertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário