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ANOS 50
A Época da
Feminilidade
Com o fim da guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 tornou-se mais feminina e glamourosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confecionar um vestido, bem amplo e pela altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. A silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e manteve-se como base para a maioria das criações desse período. Apesar de tudo indicar que a moda seguiria o caminho da simplicidade, acompanhando todas as mudanças provocadas pela guerra, nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o "New Look" Dior, o que indica que a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação.
Dois estilos de beleza feminina que marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques,
encarnado por :
Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram:
Durante os anos 50, a alta-costura viveu o seu apogeu.
Nomes importantes da criação de moda, como o espanhol:
transformaram essa época na mais
glamourosa e sofisticada de todas.
A partir de 1950, uma forma de difusão da alta-costura parisiense tornou-se possível com a criação de um grupo chamado "Costureiros Associados", do qual faziam parte famosas maisons, como de:
Este grupo uniu-se,a sete profissionais da moda de confecção para editar, cada um, sete
modelos a cada estação, para que fossem distribuídos para algumas lojas
selecionadas.
Assim, em 1955, a moda
O grande destaque na criação de sapatos
Ele criou o
Em 1959 o
Pela primeira vez, as pessoas comuns puderam ter acesso às criações da moda sintonizada com as tendências do momento. Em 1955, Uma preocupação dos estilistas era a diversificação dos produtos, através do sistema de licenças, que estava a revolucionar, a estratégia econômica das marcas. Assim, alguns itens se tornaram símbolos do que havia de mais chique.
como
Rubinstein
Ao som do rock and roll, a nova música que surgia nos 50, a juventude
norte-americana criava sua própria moda.
O cinema lançou a moda do garoto rebelde, simbolizada por: Já na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar:
No final dos anos 50, a confecção apresentava-se como a grande oportunidade de democratização da moda, que começou a
fazer parte da vida cotidiana. Entao começou-se a formar um mercado
com grande potencial, o da moda jovem, que se tornaria o grande filão dos
anos 60.
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