Estudou medicina durante 2 anos, completou o serviço militar em 1957.
Começou a trabalhar, como decorador de montras para os armazéns milaneses " La Rinascente".
Em 1961, Giorgio Armani, deu o seu primeiro grande passo no mundo da moda, juntando-se a
Nino Cerruti, como estilista. Foi nesta empresa que Armani teve oportunidade de explorar o trabalho com o corte e os tecidos do vestuário masculino.
1970, Armani estabeleceu-se por conta própria, assistido pelo seu sócio Sergio Galeotti, e cinco anos mais tarde lançou a sua própria marca de vestuário masculino.
Mas foi ao lançar a sua primeira coleção de vestuário feminino, um ano mais tarde , que o seu talento foi verdadeiramente reconhecido. Ao adaptar o vestuário masculino ao corpo feminino, o seu estilo de corte informal e leve, confeccionado com tecidos mais delicados, e em que joga simultaneamente com as proporções, foi aclamado como look mais influente no vestuário feminino, desde o inovador
new look, criado por Dior, em 1947.
Mas o estilo de Armani não se cinge apenas ao
"power dressing" dos anos 80 que acabou por personificar.
Armani foi o primeiro estilista a aproveitar Hollywood para fins de marketing, tendo criado com muito sucesso o guarda roupa de Richard Gere em " American gigolo"(1980), e o de Diane Keaton em " Annie Hall"(1977), entre muitos outros.
Armani também contribuiu para a atitude essencial de qualquer negócio da moda global, que se manifesta no conceito "Lifestyle".
Armani expandiu-se para decoração de interiores, para outras marcas tal como a Empori ( lançada em 1981), para cosméticos(2000), e para um negócio de perfumes extremamente bem sucedido.
O que transformou certamente no estilista mais rico do mundo e no independente mais mais poderoso.
O que transformou certamente no estilista mais rico do mundo e no independente mais mais poderoso.
O nome Armani tornou-se um sinónimo da alta sociedade do mundo da moda. Giorgio Armani foi alvo de uma grande retrospectiva no Museu Solomon R. Guggenheim em Nova Iorque (2000).
Em 2001, Armani colaborou com o arquitecto japonês Tatao Ando, no projeto para uma nova sede da firma em Milão , que inclui uma galeria e um teatro onde apresenta todas as suas colecções.
Giorgio Armani é, indubitavelmente, um dos estilistas de moda mais importantes e influentes do século XX e continua a ser no século XXI.
Sem comentários:
Enviar um comentário