Beber café assume-se como um ritual incontornável para um despertar eficaz, bem como o motivo ideal para uma pausa no trabalho ou o remate perfeito de uma refeição. Se faz parte do clube de fãs desta bebida, descubra quais os benefícios e as desvantagens associados ao simples e comum ato de tomar café.
Para adultos saudáveis, a ingestão de cafeína deve limitar-se a um máximo 300 mg/dia. De acordo com a roda dos alimentos, um café expresso comprido tem, em média, cerca de 125 mg de cafeína, enquanto um café curto tem aproximadamente 104 mg deste estimulante.
A cafeína tem efeitos positivos sobre a capacidade de concentração e motivação para o trabalho, gerando uma ainda maior disposição para socializar.
A cafeína também tem uma influência relevante na melhoria do estado de humor, originando outros efeitos como o aumento de energia, de imaginação, de eficiência e de auto-confiança.
O café é amigo do coração, desde que não seja ingerido de uma forma abusiva. Ajuda a melhorar a elasticidade das artérias, prevenindo o aparecimento de problemas cardíacos.
Tomar café diariamente pode reduzir o risco de AVC. De acordo com uma investigação do Instituto Karolinska, em Estocolmo, as mulheres que bebem entre uma a duas chávenas de café por dia têm uma probabilidade menor de vir a sofrer um acidente vascular cerebral.
Sem comentários:
Enviar um comentário