quinta-feira, 7 de maio de 2015

OS CÓDIGOS DA MODA!

QUEM FAZ A MODA:

A moda é um corrupio de personagens, cada personagem fica ao cuidado de um profissional especializado que trabalha para que o sonho aconteça.


COOL HUNTER:

É o chamado "caçador de tendências", que corre o mundo à procura do que é cool:
Rostos, cores, peças e inspirações criativas.
Dotado de olho clínico para a moda e de uma sensibilidade que antecipa as tendências do estilo.
Trabalha para consultórios de imagem e empresas ligadas à moda.


COSTUREIRA/O:

Figura associada à alta costura, que cria modelos de extremo requinte, trabalha com os materiais mais sofisticados, talhados no corpo das clientes, com quem tem contacto personalizado.
Considerado o topo da criação em moda.



CRIADOR:

O termo remonta à década de 60, e é aquele que produz peças e um conceito de estilo, cultura de marca, identidade, são o seu nome. E também uma personalidade que dá rosto a vários produtos que a industria produz, talento que o consumidor paga quando compra.


DESIGNER:

Intelectualização do conceito de moda.
Está ligado à industria e procura pôr beleza e utilidade em tudo o que desenha, seja uma roupa, um, acessório, peça de mobília ou um frasco de perfume, etc...


DIRECTOR CRIATIVO:

O termo surgiu nos média com a guerra dos impérios do luxo como a "LV" e a "GUCCI", onde a figura do director criativo substituiu a do criador.
Ele cria imagens temáticas para as colecções, desfiles, montras de lojas, campanhas publicitarias da marca e chefia uma equipa de designers em cada uma das áreas.
No fundo, o seu trabalho, atravessa todo o processo criativo e de comunicação de uma Fashion Label, desde a concepção das peças de roupa, à estratégia de marketing.


FASHIONISTA:

É a chamada "tribo de moda", isto é, os modelos, fotógrafos, estilistas, maquilhadores, cabeleireiros, editores, stylists, redactores de moda, bloggers, entre outros.


FASHION  VICTIM:

Um fashion victim   segue, cegamente os ditames da moda, sem fazer uma opção consciente do seu vestuário, e deixando que as tendências lhe imponham os gostos.
Para um ou uma Fashion Victim, o mais importante é estar a par do " ultimo grito" da moda .


PERSONAL SHOPPER:

É uma espécie de conselheiro /a personalizado de compras.
O personal Shopper pode trabalhar em grandes lojas, como o " El corte Inglês, Harrod´s, Barneys e o Saks americanos" ou trabalha directamente para clientes. A sua função é orientar as suas compras, aconselhar, ajudar a decidir e até mesmo comprar itens de moda.
Muitos trabalham com personal stylists.


PERSONAL STYLIST:

É um conselheiro pessoal de imagem, muito em voga nos estados unidos.Um personal stylist, começou por vestir famosos, actores, músicos, etc.
Compram roupas, fazem as combinações de peças, afinam os gostos dos clientes, criam um estilo pessoal, estético e coerente.



PRODUTOR:

É o centro da máquina, é ele quem coordena o trabalho de toda a equipa, marca os locais, assegura a colocação de objectos nos cenários de fotografia ou passerelle.
É o braço direito do stylist e do criador, é quem põe em prática as ideias.


STYLIST:

Criador de imagens, estilos, fotografias e de produção de moda. O chamado styling de moda. Pensa os ambientes, escolhe as roupas e discute com a equipe de maquilhagem e de cabeleireiros o conceito que pretende.
É quem projecta a imagem e mensagem a transmitir visualmente num editorial de moda.





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