PARA ESTICAR A LÃ:
Para voltar a utilizar a lã de uma camisola, desmanche-a e faça pequenas meadas. Faça depois nós sólidos em três ou quatro sítios. Feche cada meada numa rede de fio ou numa perna de collant usado. Lave-as na máquina, no programa «lãs». Deixe secar completamente a lã, pendurando-a no estendal da roupa e esticando-a bem, para tirar as marcas do tricô. Quando estiver seca faça novelos.
Lave-as sempre com água morna, sem diferença de temperatura entre a lavagem e o enxaguamento. Esprema-as, sem as trocer, entre duas toalhas turcas.
Ponha-as a secar estendidas sobre uma toalha, a direito. Passe-as a ferro metendo uma folha de papel entre a peça de lã e o ferro.
PARA TIRAR OS BORBOTOS:
Passe delicadamente a peça de lã com uma máquina de barbear elétrica, ou com uma gillette que fica guardada para quando aparecem borbotos na sua camisola ou casaco de lã.
PARA EVITAR QUE PERCA O PÊLO:
Antes de vestir o seu casaco angora meta-o num saco de plástico e deixe-o uma noite dentro do frigorífico.
PARA AMACIAR AS LÃS:
Meta-as na água da cozedura de feijão branco, tépida ou quase fria, ou em água quase fria onde deitou 4 a 5 colheres de sopa de glicerina por litro de água. Deixe atuar 5 ou 10 minutos.
NÃO DEITE FORA AS SUAS PEÇAS DE LÃ:
Confecione com elas uma manta de retalhos. Basta cortar nas diferentes peças pedaços da mesma dimensão. Faça à máquina, uma costura em torno de cada quadrado ou retângulo. Orle cada bocado com um viés ou uma fita e depois cosa-os aos outros com pontos invisíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário